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Importáncia do Planejamento 8 P´s

Atilio Pereira

PLANEJAMENTO 8 P´S

O planejamento 8 P´s do Marketing Digital, atualmente é a metodologia mais testada e utilizada por Agências, Consultores e Faculdades, para o desenvolvimento de marketing na web. A metodologia foi elaborada pelo professor da ESPM, Conrado Adolpho. Organização e Resultados são as palavras-chave desta metodologia. Em um cronograma de fácil compreensão e acompanhamento pelo cliente, os objetivos são definidos em conjunto. As surpresas indesejadas são antecipadas e evitadas, garantindo assim o sucesso na conclusão do projeto.

Veja como funciona:

1º P: Pesquisa

Como todo bom planejamento de Marketing requer, começamos nosso projeto com a pesquisa. Diferente das mídias off-line, a pesquisa digital oferece um conjunto de ferramentas que possibilita a própria agência de efetuá-la em um curto período de tempo. É possível levantar dados sobre seu negócio e da concorrência, de tudo que possa influenciar em sua presença digital. Essa pesquisa é somada ao conhecimento que o empreendedor traz do mercado para a confecção do Briefing.

2º P: Planejamento

Com as informações obtidas no 1º P, elaboramos o Planejamento de Marketing Digital. É hora de organizar todos os dados levantados. A primeira e mais importante questão a ser estudada, é a definição da missão de seu site. Essa missão pode ser vender, formar cadastro de clientes, captar solicitações de orçamento, dentre outras. Esta definição nos dará a direção a ser seguida no planejamento até o fim do projeto.

3º P: Produção

Com a orientação do 2º P, chegou o momento de produzir. Neste momento, o departamento técnico se une ao de marketing. Os canais são estruturados (sites, landing pages, Google Analytics, de email marketing, etc) e as contas nas redes sociais e de conteúdo são criadas( Facebook, Twitter, Linkedin, Slideshare, Youtube, Pinterest, etc). Neste P, toda infraestrutura que irá suportar a Publicação é criada.

4º P: Publicação

Com a base concluída é hora de preparar e inserir os conteúdos (textos, vídeos, slides, imagens, etc). Elaborar uma mensagem que realmente atinja seu público, que mostre seu trabalho com clareza, que foque em resultados e que seja relevante ao público pretendido é fundamental para o sucesso da sua Comunicação Digital. Tão importante quanto elaboração, é a divulgação da mensagem, como veremos na etapa seguinte.

5º P: Promoção

Com os conteúdos estrategicamente elaborados, é hora de apresentar seu trabalho ao público. A eficiência do canal digital é o que o torna o meio com maior ascensão no mundo do Marketing nos últimos anos. Nesta etapa, vamos trabalhar na divulgação, com links patrocinados (Google Adwords, Yahoo, Facebookads), anúncios em redes sociais (Facebook, Twitter, G+, Linkedin, etc) dentre inúmeras possibilidades. O objetivo é trazer o público alvo para interagir com o ambiente digital produzido. Quanto maior a segmentação e o estudo do público, maior a chance de conversão.

6º P: Propagação

Chegou a hora de analisar como nosso conteúdo foi recebido. O que foi bom, o que não agradou e o que pode melhorar. Neste momento veremos o poder de “viralização” de sua comunicação. A resposta do público é percebida através dos novos contatos de negócio, da comunicação de consumidor para consumidor, de todas conversas que de alguma forma foram geradas por aquela publicação. Conteúdos relevantes e bem produzidos, despertam a vontade de compartilhamento. Ficar atento à reação do consumidor, é necessário para se construir uma comunicação digital personalizada, como veremos no 7º P.

7º P: Personalização

Principal Ferramenta de marketing em personalização, a internet possibilita um relacionamento customizado a cada cliente, mesmo quando direcionamos nossa comunicação a milhares e até milhões de pessoas. Depois de trabalhar os 6 primeiros P’s, você terá um banco de dados muito valioso em suas mãos. A comunicação em massa, se torna um-a-um, a ferramenta de E-mail-marketing, por exemplo, utilizada na maioria das vezes de forma errônea pelas empresas, pode ser adequada a cada cliente de destino, aumentando as chances de leitura do conteúdo.

8º P: Precisão

Hora de medir tudo que foi feito. A Web possui ferramentas que permitem uma rápida e precisa mensuração do trabalho realizado. Na internet estas medições são feitas por robôs que medem com grande precisão as interações com o ambiente, permitindo avaliar a eficácia de cada mídia. No 8º P, analisamos todo o trabalho realizado e mensuramos seus resultados. Visitas, vendas, compartilhamentos, todas as ações e reações verificadas, e assim medimos a aproximação com missão definida no 2ºP. O principal item a ser levado ao conhecimento do cliente é o ROI(retorno do investimento), este item nos dá o valor de retorno sobre cada R$1 gasto, manter elevado o valor do ROI é nosso principal objetivo. Quanto maior for à organização estabelecida e praticada durante o projeto, maior será o resultado mensurado nesta etapa. Após ser concluído, o 8º P se torna o 1º P de seu próximo Planejamento de Marketing Digital.

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