A Importância do Design no Marketing de Pequenas Empresas
O design é uma das partes mais importantes de todo o processo de marketing para qualquer empresa. Infelizmente, muitas vezes é menosprezado e isso reflete-se nos resultados.
Design no marketing não se trata apenas do logotipo, imagens, layouts de páginas ou tipos de letra únicos. Trata-se da cara de uma marca, é o primeiro impacto quando olhamos para uma empresa ou produto. Se o design for algo depressivo e não chamar a atenção no primeiro olhar, a empresa já está a perder potenciais clientes. Mais do que um simples design, é um elo de ligação.
“Everything is designed. Few things are designed well” Brian Reed, front-end desenvolvedor e músico.
Muitas empresas não investem o tempo e dinheiro necessário para produzir o melhor design possível pois não percebem o potencial e dimensão que tem. A curto prazo pode parecer que não tem um impacto gigante, mas a médio/longo prazo, os resultados são totalmente opostos. É a diferença entre ter sucesso ou ser só mais um no mercado.
Empresas focam-se demasiado em resultados sem ter a devida atenção ao caminho que é preciso percorrer para os alcançar. O design é dos fatores mais importantes para aumentar as vendas e claro, o retorno sobre o investimento é sempre positivo.
O Impacto Visual: Aumentar a Visibilidade
Principalmente devido à produção de cada vez mais conteúdos digitais, o cérebro humano capta cada vez mais informação visual em vez de textual, ou seja, somos capazes de reter muito mais facilmente uma imagem do que um texto.
Alguns factos interessantes para pensar:
● 90% da informação enviada para o nosso cérebro é visual
● A informação visual é processada 60.000 vezes mais rápido que a textual
● As pessoas lembram-se de 80% do que veem e apenas 20% do que leem
● O cérebro consegue identificar imagens vistas em 13 milissegundos
● Conteúdo visual é 40 vezes mais partilhado nas redes sociais
● 46% das pessoas diz que o design é um critério crucial para decidirem se a empresa é credivel ou não.
O design é a melhor maneira de captar a atenção dos clientes e o designer deve sempre visualizar o seu marketing da forma como o público-alvo o verá, de forma a perceber o que deve ou não destacar e dar mais importância.
A diferença entre o bom e o mau design está aqui, na capacidade de persuasão e da imagem ficar retida na cabeça das pessoas. Sendo o marketing uma espécia de conversa entre o cliente e o nosso produto, a marca é a personalidade dessa mesma conversa.
O nosso cérebro comanda tudo, portanto ao conseguir que ele retenha as imagens pretendidas, o objetivo da empresa será mais facilmente cumprido.
Design Leva a Conversão
A certa altura de uma campanha de marketing para um produto, surgem as dúvidas de como criar uma forte ligação com o cliente, de que forma uma call-to-action (CTA) origina uma venda e como manter a fidelização dos clientes.
Aqui o design tem um papel fundamental, provocando uma resposta emocional nas pessoas. Desta forma cria-se uma ligação com a marca através dos elementos da imagem (desde a cor, à letra, a imagens atrativas como crianças) e conseguimos obter mais conversão. Por sua vez, mais conversões proporcionam um aumento do retorno sobre o investimento.
Design Eleva a Marca
O Design é a primeira experiência de uma pessoa com a nossa marca. O primeiro impacto leva apenas meros segundos e a pessoa forma automaticamente uma pré-opinião baseada no que viu. Um dos elementos mais importantes para criar uma boa primeira impressão é sem dúvida o logotipo. Portanto, você deve dedicar algum tempo ao desenvolvimento do logotipo ideal para sua empresa.
Existem várias formas de ter um trabalho bem feito de acordo com as necessidades de cada empresa. Claramente que um trabalho mais profissional e detalhado vai também ser mais caro.
Se o orçamento não for um problema, é possível contratar um designer gráfico profissional já com bastantes experiência e obter um trabalho excelente. Mas, também existem algumas maneiras de fazer o logotipo grátis, facilitando bastante a vida das empresas com baixo orçamento.
Dicas Para Um Design de Qualidade
Conseguir um trabalho indicado para o projeto que pretendemos pode ser desafiante, mas aqui ficam algumas orientações a ter em conta quando qualidade é a palavra-chave.
1. O Tempo Leva à Perfeição
É verdade, para um trabalho feito com um standard elevado vai também demrar algum tempo. Existem vários promenores a ter em conta: desde toda a pesquisa, a planeação do design, o estudo da marca, do mercado e do cliente, e claro o conteúdo.
Muito dificilmente irá conseguir um resultado excelente “às três pancadas”, a pressa é inimiga da perfeição. Portanto, com mais algum tempo conseguirá atingir melhor resultados.
2. A Imagem Não É Tudo
Sempre que pensamos em design a primeira ideia que temos é de tudo muito bem desenhado e com diferentes cores, atrativo ao olhar. A verdade é que nem sempre isso é o mais importante. Por exemplo, cada vez mais se dá mais importância à experiência do utilizador (quer seja no computador ou em dispositivos móveis). E realmente é onde devemos ter um dos focos, numa navegação simples e atrativa e que faça o utilizador manter-se no nosso website por um período de tempo mais longo. De pouco ou nada interessa a página ser visualmente perfeita mas depois super complicada de navegar.
3. Foco no Público-Alvo
O design vai depender muito também do nicho que a empresa está incluída e do público-alvo que pretende atingir.
Por exemplo, em um negócio de marketing e serviços de bem-estar para mulheres, o logotipo não pode ser pesado
ou algo que relembre uma banda de rock. Tudo deve ser adaptado e adequado às necessidades.
É bastante importante a presença das cores corretas, do tipo de letra e de todos os elementos que façam os utilizadores permanecer nas páginas.
Notas Finais
O design no marketing deve ser levado de forma séria, sem qualquer tipo de menosprezo pelo seu impacto. Grandes empresas perdem bastante tempo à procura da “fórmula secreta” do seu design para conseguir impactar o maior número de pessoas ao mesmo tempo que aumentam as vendas.
Sendo a parte visual a que mais fica na memória e que retemos, deve ser onde fazemos uma das maiores apostas. Podemos fazer o exercício de pensar em marcas que gostamos e perceber que parte daquele logotipo/design nos chamou à atenção e porque retemos aquela imagem na cabeça.
Não é simplesmente porque gostamos na marca, mas porque a parte visual captou a nossa atenção e o cérebro fixou a imagem.
“Design creates culture. Culture shapes values. Values determine the future.” Robert L. Peters, Designer e Autor.