Atuação do Jornalista no Meio Digital (Marketing Digital para Jornalistas)
O Marketing Digital tem se consolidado no mercado brasileiro e ampliando os campos de atuação para jornalistas. O que muitos desconhecem é que as formas de atuação vão além da simples prestação de serviços. Atuar como jornalista por si só já não é uma tarefa fácil, com o marketing digital fica ainda mais complicado, pois além de uma série de conteúdos em que o jornalista precisa dominar, ele também precisará ir além como, para produzir conteúdos para sites, blogs e redes sociais.
Apesar de um pouco mais complexo, hoje o mercado exige que esteja além do convencional da faculdade para aproveitar cada mais vez mais o crescimento do setor, e para isso o primeiro passo é mudar a forma de pensar e de atuar nesse meio. Os jornalistas já formados há algum tempo pensam que de acordo com a profissão que escolheram não precisarão estar por dentro da internet, das redes sociais, e é aí que mora o grande perigo da sua atuação como jornalista.
Os tempos são outros, novos espaços estão se formando, e se você é um desses que ainda pensa assim, como se estivesse antiguidade, onde ainda só existisse máquina de escrever, prepare-se para se adaptar a essa nova era, ou mudar de ramo. Caso os jornalistas não estejam aptos a se adaptarem irão continuar perdendo espaço, para profissionais que estão mais próximos do Marketing Digital, ou seja, profissionais de outras áreas, que já desenvolvem funções que antes poderiam ser apenas para os jornalistas, como produção de textos ou copywriting.
Todos os profissionais de comunicação são capazes de alcançar e de quebrar barreiras para que consigam acompanhar o mercado e se adaptar a cada vez que ele cresce. No caso dos jornalistas existem muitos já capacitados para ter uma atuação multi, por isso a importância de mostrar aos outros que ainda não perceberam o quão importante é se inserir no mercado digital, para mostrar as possibilidades em que o universo online pode proporcionar e trazer melhorias para o seu crescimento profissional.
Se for o caso do seu cliente pedir para que faça um e-book completo, ou por exemplo produzir textos para sites e blogs hoje, você precisa estar preparado para fazer esse trabalho desde a elaboração do design que será feito no e-book até sua finalização, a diagramação. Já para a produção dos textos para um blog, ter um entendimento de técnicas de SEO, pode garantir o sucesso do seu texto e reconhecimento pelos buscadores como o Google, para que a procura por seus produtos e serviços aumente.
Os jornalistas têm que entender que podem ser os profissionais mais beneficiados com essa nova era. A necessidade do mercado em contar com bons profissionais de comunicação e que ainda realizem várias tarefas, pode possibilitar mais demanda, mas também mais lucro. Hoje, já é possível atuar como consultor, empreendedor digital e afiliado, um leque de opções não só para jornalistas, mas para comunicadores em geral. Veja abaixo as principais opções para um jornalista que deseja ser inserido no mercado online.
Jornalista prestador de serviços
Existem diversas tarefas dentro de um prestador de serviços, esse profissional pode criar artigos, a criação de landing pages (páginas de captura), a produção de e-books, o gerenciamento de redes sociais, a elaboração de sequências automáticas de e-mails. Algumas dessas funções são primordiais para qualquer projeto de Marketing Digital e que podem, facilmente, ser realizadas por jornalistas.
Jornalista consultor
Um jornalista consultor pode ser muito requisitado por empresas de todos os portes, profissionais liberais (coaches, palestrantes), enfim, todos querem aproveitar o potencial do Marketing Digital. O que essas empresas buscam são profissionais capacitados para orienta-los de forma correta, planejada, que os ajudem a se comunicarem com seus clientes de forma eficaz. O jornalista é o profissional correto para essa função, pois possui um amplo conhecimento em todos os processos, podendo guiar seus clientes ao sucesso.
Jornalista empreendedor digital
O empreendedorismo tem crescido muito e esse conhecimento pode ser transformado em um produto online. Por isso, os empreendedores digitais vêm investindo e ganhando dinheiro pela internet, pois os produtos podem ser adquiridos por clientes de qualquer lugar do mundo. Como jornalista, é possível e se torna ainda mais fácil para ajudar na elaboração de produto, com a experiência em produção de programas ou telejornais. Seu conhecimento e sua bagagem, poderá servir para ajudar outras pessoas e ajudar a vender muito mais através da facilidade de convencimento.
Jornalista afiliado
Todas as principais possibilidades de atuação para um jornalista ganhar dinheiro no Marketing Digital foram ditas acima, porém existe uma última forma que não tem nada a ver com a prestação de serviços ou prestar consultoria. A opção que tem mais sido procurada por diversos profissionais, é se tornar um afiliado, você irá divulgar para outras pessoas, ajudar outros a vender e ganhar com isso, ou seja outra pessoa já tem o produto e potenciais clientes, só precisa vender. Para isso, você pede afiliação gratuitamente, vende de forma automatizada, moderna e sem burocracia.
Conclusão
Para que isso seja possível para o jornalista, o primeiro passo é estar inserido nas redes sociais para entender melhor o que as pessoas estão em busca, o segundo passo é saber criar conteúdos relevantes, e o mais importante que proporcione engajamento. Com esses dois principais pontos você já consegue ser um jornalista inserido no mercado digital, basta escolher qual área do jornalismo quer atuar, com isso ficará ainda mais fácil criar artes, monitorar, atender usuários e, especialmente ter um alcance maior em um tempo menor e de forma orgânica.
Um grande ponto positivo para sua atuação como jornalista de marketing digital, é aproveitar para mensurar seus resultados e mostra-los aos clientes, montando cursos online, publicando vídeos no YouTube, criando landing pages. Esses tipos de trabalhos já se tornaram realidade para muitos jornalistas que já atuam com Marketing Digital, utilize de inspiração para se reinventar.
Cadastre Para Receber Dicas de Marketing Digital Para Jornalistas