Como aplicar um mix de marketing funcional
Você sabe como aplicar um mix de marketing funcional em seu negócio para obter melhores resultados em seus produtos ou serviços?
Talvez você não seja familiarizado(a) com o termo em questão, mas saiba que ele pode ser de extrema importância para aumentar ainda mais o rendimento de sua esteira de produtos.
O mix de marketing já é uma necessidade real das empresas e, se você chegou até aqui, com certeza já entendeu que a estratégia pode te ajudar, e muito, a conseguir novas vendas.
Sendo assim, acompanhe conosco agora todos os detalhes a respeito deste importante conceito, e veja como aplica-lo corretamente e de forma efetiva e funcional em sua empresa.
Como aplicar um mix de marketing funcional
O Mix de Marketing, também conhecido como o composto de marketing ou os 4Ps, é um conjunto de elementos essenciais que as empresas usam para promover e vender produtos ou serviços dentro do mercado.
Sendo assim, esses elementos se tornam as principais ferramentas que servem justamente para influenciar a demanda do consumidor e alcançar seus objetivos de marketing. Os 4Ps do Mix de Marketing incluem:
- Produto (Product);
- Preço (Price);
- Promoção (Promotion);
- Praça (Place).
Além dos 4Ps, em algumas abordagens modernas, o Mix de Marketing sofreu uma expansão para incluir outros elementos importantes, como pessoas, processos e evidências físicas, especialmente em empresas de serviços.
Isso resultou então no que chamamos de “Mix de Marketing Estendido” ou “7Ps”.
Com isso, o Mix de Marketing é uma ferramenta estratégica importante para as empresas. Ele auxilia na modelagem de uma estratégia de marketing e ajuda a alcançar efetivamente os consumidores.
A combinação certa dos elementos do Mix de Marketing pode influenciar o sucesso de um produto ou serviço no mercado, tornando a estratégia imprescindível para sua empresa. Abaixo, vamos entender mais sobre cada uma delas e compreender como aplicar.
Mix de Marketing tradicional (4Ps)
O mix de marketing tradicional é o mais comum e mais aplicado, que engloba os 4Ps. Esse modelo é algo fundamental para que sua empresa atinja os ideais desejados, fornecendo uma estratégia sólida para aplicação no mercado.
Abaixo, vamos falar brevemente sobre cada um dos 4Ps.
Produto
Nada mais nada menos do que o produto ou serviço ofertado pela sua empresa. Por meio deste critério, há uma gestão de qualidade e de características que podem melhorar o desempenho do mesmo.
A definição do preço é uma parte importante de todo esse trabalho do mix de marketing funcional. Isso pois ele vai afetar diretamente na demanda. Com o controle desse fator, é possível encontrar os melhores valores, horas de oferecer promoções e outros.
Promoção
Uma estratégia de promoção montada de forma correta pode alavancar seu produto além do que você imagina e aumentar o lucro da sua empresa. Nesse estágio, se faz um trabalho intensivo de marketing que visa promover o produto em diversas mídias e usando formas adequadas ao que faz sentido para a sua empresa. Uma promoção bem feita, pode até mesmo aumentar o interesse e a lealdade à sua marca.
Praça
Onde você irá ofertar seu produto ou serviço? Para ter um mix de marketing funcional, é muito importante que você pense onde irá vender. Sendo assim, há um trabalho para definir estratégias de venda, pontos, ou mesmo a forma que o produto será exibido online.
Extensão do Mix de Marketing (Os 3Ps adicionais)
Além do mix de marketing tradicional que engloba os 4Ps, temos ainda os 3Ps adicionais, que trazem então a estratégia completa, envolvendo 7Ps fundamentais para que sua oferta decole.
Vale dizer que essa adição é crucial para quem tem uma empresa de serviços, visto que auxilia muito nos resultados. Veja em seguida quais são os itens dessa extensão.
Pessoas
Aqui, pensamos em pessoas que estarão na linha de frente na hora da entrega do produto ou serviço. Os funcionários que realizam a atividade, realizam as entregas, ou seja, os que irão interagir de forma direta com os clientes. Aqui, vale pensar no treinamento de qualidade aplicado a eles para aumentar a satisfação do cliente.
Processos
Montar um método específico para que seus serviços sempre saiam com constância e qualidade igual é fundamental. Este é, portanto, um ponto de grande preocupação do mix de marketing funcional.
Por meio dele, pode-se pensar em otimização do trabalho e de seu fluxo, formas de padronização e melhoria ininterrupta.
Percepção
A percepção do cliente em relação ao seu serviço prestado é fundamental e deve ser pensada sempre. Isso garante uma maior confiabilidade do mesmo para com sua empresa e seus funcionários.
Portanto, ambiente agradável, funcionários bem treinados, serviços prestados com rapidez e qualidade são fundamentais para que se alcance o sucesso.
Benefícios do Mix de Marketing (4Ps + 3Ps)
Um mix de marketing funcional traz diversos benefícios que se pode perceber facilmente. A abordagem completa dos 7Ps considera então diversos elementos importantes que podem impulsionar sua empresa e aumentar a satisfação do cliente com sua marca.
Estes são os principais benefícios do uso dessa estratégia completa:
- Clientes com sentimento de valorização;
- Melhor preparo dos funcionários;
- Experiência do cliente ao máximo;
- Aumento da fidelização de clientes;
- Ganho na competitividade em relação a outras empresas;
- Eficiência e resultados melhorados de forma contínua;
- Alinhamento com as expectativas do cliente;
- Flexibilidade;
- Imagem de marca melhorada.
Sendo assim, estes e outros benefícios mostram o porquê de investir no mix de marketing completo.
Indicações para utilizar o Mix de Marketing ampliado
Diversos setores podem se beneficiar de um mix de marketing funcional que engloba os 7Ps. Podemos citar como principais:
- Empresas de serviços;
- Empresas que focam no atendimento ao cliente;
- Fornecedores e serviços de alta qualidade;
- Negócios digitais;
- Serviços em geral.
Ou seja, vários tipos de negócios podem auferir as vantagens desse modelo de estratégia, sendo apenas importante adequar a própria realidade.
Conclusão
Como vimos, aplicar um mix de marketing funcional requer diversos tipos de conhecimentos, fatores e atitudes que se envolvem entre si e garantem um resultado final ampliado.
Sendo assim, é fundamental que sua empresa busque quem possa auxiliar nessa adequação, para que você consiga atingir resultados cada vez melhores com seus produtos e serviços.
Agora que você entendeu mais sobre o mix de marketing funcional, pense se não é o momento certo de inserir a estratégia em sua empresa.