Como Começar a Fazer Streaming: Os Melhores Softwares
O Streaming já se tornou uma das principais opções de entretenimento ao redor do mundo. No Brasil não é diferente e, ao longo dos últimos anos, o número de espectadores aumentou de forma exponencial.
Abaixo você vai entender os grandes números por trás dessa relativamente nova forma de transmissão de conteúdo pela internet e como dar os primeiros passos para começar a realizar seu próprio streaming.
Número de Fãs de Streaming Impressiona
Nos últimos cinco anos o consumo de vídeos pela web no Brasil cresceu seis vezes mais que o consumo de televisão. Esse crescimento impressionante foi revelado pela consultoria Provokers na sexta edição da pesquisa “Video Viewers”, que procura revelar tendências de consumidores nacionais.
A pesquisa, que foi encomendada pela gigante da tecnologia Google, demonstrou que o consumo de vídeo através da internet cresceu incríveis 165% na metade da última década, enquanto programas de televisão cresceram apenas 24% durante o mesmo período. Como exemplo e contexto, o YouTube, de propriedade da Google, teve seu primeiro vídeo publicado há 15 anos – em 2005. É um crescimento impressionante.
Chama ainda mais atenção o fato de que 9% dos brasileiros deixaram de acompanhar a programação da TV e cerca de 80% dos que assistem conteúdo de streaming estão em busca de programas que não podem ser encontrados na televisão.
Um Novo Segmento de Mídia para ser Explorado
A popularidade do streaming revolucionou a forma como os entusiastas têm acesso aos seus ídolos e deu origem a todo um novo segmento de mídia.
Por exemplo, antigamente os competidores de poker online eram ilustres desconhecidos, mas o Twitch revolucionou a experiência da modalidade e nomes como Lex Veldhuis e Ben Spragg contam com inúmeros seguidores assíduos.
Além do poker, é possível encontrar streamers de e-Sports, estilo de vida, músicos e até mesmo pintores, todos focados em transmitir suas sessões para seus fãs. O melhor de tudo é que a barreira de entrada nas plataformas é muito baixa e com os softwares adequados é muito fácil começar a transmitir em qualquer uma delas.
Depois de montar o setup de hardware ideal com os equipamentos corretos que possibilitem uma captura da transmissão da melhor maneira técnica disponível, é hora de escolher onde transmitir e qual o programa ideal para isso.
Transmissão no Twitch com Open Broadcaster Software (OBS)
Para quem está procurando a maior audiência em potencial, o Twitch é a melhor escolha possível e dará acesso a centenas de milhões de possíveis espectadores para qualquer canal.
Para começar a transmitir na plataforma o primeiro passo é criar uma conta e copiar a stream key, um código exclusivo de streamer que ele fornece para vincular seu perfil aos aplicativos de transmissão recomendados. Vale ressaltar que esse é um código privado que não deve ser compartilhado de forma alguma.
Existem diversas formas diferente de agregar valor à sua marca. No Twitch, uma das melhores formas de fazer isso e se diferencias dos outros streamers é transmitir conteúdo de qualidade com alto nível técnico – afinal, se a facilidade de uso é boa por um lado, por outro acaba permitindo muito conteúdo sem uma qualidade técnica adequada. Por isso, que tem esse esmero acaba se destacando.
Nesse sentido, não existe uma opção mais recomendada em termos técnicos do que a versão do Open Broadcaster Software (OBS) da Streamlabs. Esse aplicativo possui uma interface excelente capaz de agradar desde usuários iniciantes até os mais avançados e conta com inúmeros modelos de sobreposição para doações, marcas, emoticons do Twitch e até animações de transição – todas profissionais e muito fáceis de serem aplicadas e utilizadas.
Depois de concluir o processo inicial de configuração, você só precisa clicar no botão “transmitir” e entrar no ar com todas as suas personalizações prontas para cada transmissão.
Outras Possibilidades de Setups e Plataformas são Possíveis
Apesar da combinação OBS e Twitch ser a mais recomendada para os streamers que queiram começar a transmitir, a última década viu o lançamento de diversos novos softwares e plataformas para todos os públicos e produtores de conteúdo.
Plataformas como o Mixer e o YouTube, com destaque para o YouTube Gaming Live, são excelentes opções para receber conteúdo e proporcionam o acesso a um número expressivo de entusiastas. Em relação a softwares, além do OBS, é possível transmitir através de aplicativos como XSplit Broadcaster, ReplayKit e Mobcrush.