Como Fazer Montagens de Fotos de Maneira Fácil

Compartilhe este post
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Um dos principais atributos do Photoshop é a sua incrível versatilidade que possibilita a criação de diversas montagens diferentes com colagens de imagens diversas.

Com ele você pode utilizar quantas imagens você desejar e uni-las em uma única arte criando ainda efeitos e modificando cores, tamanhos e até mesmo formatos, tornando a imagem bastante interessante.

Para quem não conhece o programa pode parecer muito difícil fazer esse tipo de trabalho, a montagem, mas hoje você irá descobrir que existem formas simples de criar uma imagem bem legal unindo imagens diferentes.

Hoje em dia esse recurso já está disponível no Adobe Photoshop ou no Photoshop Elements, no Photoshop Online e até mesmo no aplicativo gratuito para celular, o Adobe Photoshop Express, ou seja, aprendendo os conceitos básicos você consegue fazer montagens com suas fotos em qualquer lugar.

Montagens de fotos no photoshop

Como criar uma montagem de fotos no Photoshop Online

A ideia principal para criar uma montagem é unir as diferentes imagens que você deseja inserir no mesmo arquivo, criando camadas diferentes para cada uma delas.

Dessa forma você consegue manipular cada camada separadamente e unifica-las apenas no final, quando o trabalho estiver bem realista.

Para isso você deve começar criando um arquivo novo, com fundo branco ou transparente, e especificar o tamanho final que a imagem deve ter.

Após isso é preciso abrir todas as imagens que serão utilizadas na montagem e redimensioná-las para que as partes que serão utilizadas tenham o mesmo tamanho, proporcionalmente.

Selecione toda a imagem que servirá como o fundo da imagem (Ctrl + A) e copie (Ctrl + C). Selecione o arquivo novo e cole a imagem copiada (Ctrl + V), redimensionando (Ctrl + T) e reposicionando adequadamente se for preciso com a ferramenta Mover.

No arquivo novo agora haverá uma nova camada com a imagem colada. Se quiser você pode renomear a camada clicando duas vezes sobre o nome dela. Dependendo do número de imagens nessa montagem, pode ser melhor para identificar cada elemento.

Abra agora a segunda imagem que você deseja inserir e repita as etapas de selecionar toda a imagem e copiar no arquivo original e de colar no arquivo novo. Observe que foi criada uma nova camada com a imagem colada. Renomeie também essa camada.

Se apenas parte dessa segunda imagem for utilizada, você pode utilizar a ferramenta borracha para apagar o que não interessa na foto. Lembre-se apenas de fazer isso com a camada correta de imagem selecionada.

Você pode utilizar os atalhos Ctrl + e Ctrl – para aumentar ou diminuir o zoom da imagem e assim ter maior agilidade e precisão no uso da ferramenta. Depois de terminar de retirar o fundo, reposicione com a ferramenta Mover. 

Repita esse processo com todas as imagens que desejar inserir na montagem.

Uma dica legal é criar efeitos nas diferentes para tornar a imagem final mais realista. Inserir um desfoque na camada de fundo e mais brilho e contraste na camada com o elemento em primeiro plano transmite a sensação de semelhança com o que estamos acostumados a ver e faz a percepção da imagem ser melhor.

Se a sua montagem não tiver sobreposição de imagens, siga os primeiros passos de selecionar, copiar e colar cada foto, redimensione e reposicione cada uma para criar um mosaico.

Tenha atenção às sombras e à proporção dos elementos e organize as camadas adequadamente para que todos os elementos sejam visíveis.

Como fazer o Efeito Dispersão no Photoshop

Como criar uma montagem com o aplicativo Photoshop Express

O aplicativo Photoshop Express está disponível para Android e iPhone (IOS) e é ideal para criar quadros onde várias fotos similares são colocadas em uma mesma montagem.

Com ele Você também consegue escrever com fontes estilizadas, utilizar filtros com tonalidades diferentes e pode compartilhar suas criações diretamente nas redes sociais.

Para criar sua montagem, abra o aplicativo e clique selecione as fotos que deseja usar, clicando na opção “Avançar” em seguida. Na janela seguinte, selecione um dos padrões disponíveis para colagem.

Com o modelo escolhido e selecionado, toque no ícone de filtros para ter acesso a várias opções de cores, tonalidades e efeitos para a foto. Escolha um dos filtros e, para inserir texto na montagem toque no ícone com a letra “T”.

Novamente serão apresentadas diversas opções de padrões de texto. Para editar o texto toque sobre ele e escreva o que desejar.

Em seguida toque no ícone de compartilhamento no canto superior direito da tela e clique para salvar a imagem na biblioteca do celular ou compartilhe diretamente nas suas redes sociais cadastradas.

Essa é uma forma simples e rápida de criar montagens interessantes com as suas fotos preferidas em qualquer lugar.

Photoshop Express

Como fazer uma montagem de fotos no software Photoshop

O Photoshop para PC oferece muitos recursos diferenciados que os programas anteriores não conseguem disponibilizar. E essa é a grande vantagem desse software, com ele é possível criar imagens impressionantes, inserir efeitos e elementos que tornam suas imagens impactantes.

O passo a passo inicial para criação de uma montagem de fotos é semelhante ao realizado no Photoshop Online, e pode ser seguido facilmente. Porém, no Photoshop para PC você conseguirá criar outros efeitos como diferentes tipos de desfoque, efeitos de dispersão, sobreposição com transparência, sombra, modificar as luzes das cenas e utilizar muitos recursos que fazem a imagem se tornar instigante.

O Photoshop é uma das ferramentas mais versáteis da atualidade e quanto mais você utilizar, mais aprenderá recursos diferentes que podem ser usados nas imagens. Use sua criatividade, dispense um tempo para “brincar” de fazer montagem e teste todos os recursos que a ferramenta dispõe.

Lembre-se sempre de manter os arquivos originais intactos para eventuais necessidades e também de que é possível reverter qualquer passo clicando em Ctrl + Z, ou acessando o histórico de ações e eliminando as etapas indesejadas.       

photo shop
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •