Como ser um palestrante de sucesso?

Como ser um palestrante de sucesso?
5 (100%) 1 vote


Atualmente estamos observando as modificações do mercado de trabalho, onde as possibilidades não param de surgir, porém sabemos que as circunstâncias não têm sido fáceis, muitas pessoas com um nível alto de qualificação estão sendo demitidas, por isso as tentativas de uma recolocação no mercado. Estão surgindo novos profissionais, como por exemplo os especialistas de diversas áreas de coach, estamos na era das palestras e dos palestrantes. As pessoas estão vendo a possibilidade de se reinventar podendo falar e passar para essas pessoas o que elas tem de melhor para oferecer através das palestras.

A carreira como palestrante, treina e motiva pessoas, fazendo com que pessoas de diversas áreas que desejam seguir pelo caminho das palestras se encontrem e estejam sempre em evolução para esse campo extenso de profissão. Durante muito tempo as pessoas que buscam essa carreira, tornar-se um palestrante de sucesso estavam sem saber qual carreira seguir, mas agora que se descobriram não querem mais deixar de levar isso a diante. 

Se você quiser se tornar um palestrante, seja para aumentar vendas, motivar sua equipe ou profissionalmente, temos algumas dicas que podem ser essenciais para você ter sucesso neste caminho. 

Escolha uma área que você tenha domínio e que realmente goste

O primeiro passo é pensar no que gosta, pois com certeza falar de um assunto no qual não gosta e não tem domínio pode não dar muito certo. O tema deve ser atraente primeiro para você que irá falar sobre ele, até porque essa pode ser sua profissão pro resto da vida. Então quando você começar a palestrar, é preciso preparar e abordar temas em que tenha paixão para passar horas falando sobre ele e envolver seu público e não se cansar com facilidade.

Importante conhecer para quem está falando, seu público

Depois de saber em qual área quer seguir como palestrante, você precisa saber com quem está falando. Por exemplo, o foco das suas palestras podem ser para o ramo empresarial, educacional, entre outros. Dessa forma, é possível falar de vários assuntos e segmentos dentro de um mesmo ramo. É preciso realmente saber o que pretende fazer, ter uma noção para qual área pretende palestrar e não parar de se aprofundar, pois definindo uma estratégia e um segmento é possível dar continuidade e não misturar as áreas para que seus clientes não se confundam, pois o que dá certo para uma área pode não dar resultados iguais para outras.

É claro que em alguns segmentos, como o empresarial pode-se aproveitar algumas dicas para melhorar as coisas até mesmo para o pessoal, mas retratar isso nas palestras pode fazer com que o foco mude completamente. Por isso, recapitulando você primeiro deve conhecer o tema que está falando e depois escolher para qual público específico você irá falar, isso ajudará a dar mais impacto e credibilidade para p que pretende passar.

palestrante saiba falar com publico


Fazer um planejamento para suas palestras e para sua carreira

Se o que você procura é se tornar um palestrante de sucesso, você precisará descobrir o que é sucesso para você e como alcança-lo, porque isso acontecerá de diferentes formas, o sucesso para mim passa por uma vida tranquila financeiramente, mas também por estar livre de preocupações, com tempo para fazer outras diversas coisas além de trabalhar e por fim estar realizando meus sonhos. Mas o sucesso para você pode ser diferente, então essa é a outra dica, definir-se buscar um planejamento único, alcançar o que você quer da forma que acha que será o seu sucesso.

Traçar um plano, listar todos os seus objetivos e planejar o que quer alcançar é primordial para que quando for levar para suas palestras isso esteja pontuado até para você mesmo.

Falar de acordo com sua área e seu público para estar mais próximo

Se você quer ser um palestrante, ter contato com muitas pessoas, ter um público extenso, saiba conversar e entendê-lo. É a partir disso que você conseguirá gerar empatia com quem você está falando, crie um relacionamento para que o entendimento e compreensão seja mutuo, sinta-se a vontade para se abrir, falar das suas dores e compartilhar sentimentos. Um palestrante de sucesso deve saber como fazer isso, esse é um dos melhores caminhos, e com certeza seu público também irá fazer o mesmo e te dar muito mais credibilidade, afinal a palestra é o lugar de vivenciar e dividir emoções também.

Busque entender como eles conversam, como estão se sentindo e onde querem chegar para falar de forma que eles se sintam atraídos, pois o palestrante que fizer isso tem mais chance de estar no mercado fazendo sucesso.

como e ser um palestrante de sucesso


Consiga que seu nome seja conhecido no mercado

Essa pode ser a dica mais difícil para um palestrante, mas se você quer ter sucesso sugiro ter atenção. Muitas pessoas consideram que ter um nome conhecido vem primeiro para obter o sucesso, mas na verdade, conquistar o sucesso é que irá fazer seu nome conhecido no mercado.

Não importa tanto se você é o chefe de uma empresa, para ter seu nome conhecido você precisa ser muito mais do que o chefe. Se quer ter seu destacado entre gerentes e diretores de grandes empresas, faça com que seu trabalho leve as pessoas a conhecer seu nome. Faça campanhas, escreva artigos e trabalhe para que essas pessoas te enxerguem. Tenha foco para ser o foco, trabalhe com seu público.

Tenha mais para oferecer, além das palestras para o seu público

Isso é para complementar sua busca para se tornar um palestrante de sucesso, você precisa oferecer mais do que palestras para seus clientes. O que deve ser feito, é o oferecimento de conteúdo, mas inove ao fazer isso, forneça conteúdo como palestra mas também de outras diversas formas.

Procure saber sobre os grandes palestrantes que já possuem anos de carreira, perceberá que eles fazem isso, procuram outras formas para levar sua informação, sempre se atualizando e inovando para que não seja esquecido no mercado de palestras. Por isso fazer sucesso não se limita a apenas fazer boas palestras, mas estar no mercado para tentar se diferenciar sempre para seu público, por isso, escreva livros, publique vídeos no Youtube, artigos em blogs, posts em redes sociais. Seja ativo com seu conteúdo e verá que o caminho para o sucesso ficará mais fácil e mais próximo do seu público.

fale convença emocione seja palestrante


Tenha bons relacionamentos com pessoas da sua área

Como já falamos, não é só fazer palestras para ter sucesso, é preciso se encaixar em muitos fatores que se completam, tenha qualidade, marketing e network. Entenda que você só pode se tornar uma referência no meio em que você já estiver inserido e que você tenha domínio, não adianta buscar outras alternativas e ficar modificando a todo tempo.

Por isso atente-se a estar no seu lugar, onde você possa ter possibilidades reais por saber que você é capaz de se estabilizar. Não perca as chances, aproveite para conhecer pessoas novas na área que deseja palestrar e encontre-se.  Tudo isso a longo prazo é necessário para obter o sucesso.

Pronto para ser um palestrante de sucesso?

Tentamos dar um direcionamento para ser um palestrante e de sucesso, mas para tornar isso possível é preciso muito mais, tenha sua própria personalidade como palestrante, aprenda a falar de forma persuasiva para criar palestras e apresentações interessantes e inéditas.

Além disso, continue sempre treinando e aprimorando. Aprender como tratar seu público, estudar com frequência sobre a área que atua e sempre conhecer pessoas novas são primordiais para alcançar o que você deseja como palestrante.

Para ajudar ainda mais, temos mais algumas dicas para te ajudar, confira cursos e treinamentos para se tornar um palestrante de sucesso.

Curso Os Segredos dos Palestrantes Campeões de Roberto Shinyashiki

Curso Négocios de Palestras

roberto shinyashiki