Facebook Ads! O Que é? Como Funciona?
O Facebook Ads é uma ferramenta de campanhas de Marketing Digital do Facebook que permite divulgar anúncios publicitários de diversos formatos dentro da própria rede social.
Bastante parecido com o Google Ads, mas a grande vantagem do Facebook Ads é que os anúncios criados com essa ferramenta aparecem no meio do feed do Facebook e se “camuflam” entre outras postagens orgânicas, fazendo com que mais pessoas cliquem nesse anúncio.
Há a possibilidade de segmentar cada anúncio de acordo com o perfil do usuário, seja por sua localização, sexo, faixa etária ou interesses, com muito mais chances de alcançar o público que possam comprar, curtir ou apenas comentar seus produtos e serviços divulgados.
Os anúncios do Facebook Ads não são exclusivos do próprio Facebook, é podem ser exibidos no Instagram, Messenger e em Sites Parceiros.
Como Anunciar:
- Crie uma conta de negócios para sua marca;
- Crie um anúncio e defina o objetivo que você espera alcançar com essa campanha;
- Indique para onde os usuários serão levados quando clicarem em seus anúncios;
- Segmente o público-alvo que você espera alcançar com os anúncios;
- Defina onde você quer que seu anúncio seja divulgado de acordo com o perfil de sua audiência e dos canais onde você atua;
- Defina o orçamento de sua campanha e por quanto tempo ela ficará no ar;
- Personalize as imagens e textos do anúncio de modo a deixar sua oferta clara e atraente para o público;
- Publique o anúncio e insira uma forma de pagamento;
- Verifique os seus resultados para saber se a campanha está gerando os resultados esperados.
Inteligência do Pixel:
O Pixel do Facebook é uma ferramenta de análise que permite medir a eficácia dos seus anúncios em andamento, otimizá-los e conquistar leads.
O processo se dá rastreando as ações que os visitantes realizam em seu site, com a inserção de um código. Isso é importante para auxiliar nas campanhas de anúncios no Facebook.
A partir do rastreamento das ações desses visitantes, o código proporciona dados para entender e acompanhar o comportamento deles.
Ter acesso a essa informação ajuda a trabalhar melhor sua marca para conquistar mais conversões.
Funil de Pixel:
O Funil de Pixel e para você entender os momentos em que o leads se encontram dentro do funil de inteligência que o Facebook criar, para você pode anunciar em momentos diferentes para cada tipo de público.
Como Configurar no Site:
- Depois de criada a conta business do Facebook
- Copiar código do pixel do Facebook
- Colar na HEAD do web site – via código ou plugins Wordpress – (Salvar)
- Fazer teste de funcionamento com – Plugin Facebook Pixel Helper – Do navegador Google Chrome
Tipos de Campanhas:
- Vídeo: Anúncios em vídeo com som e movimento;
- Imagem: Anúncios visuais simples, mas com alta qualidade visual;
- Coleção: Ads que exibem produtos do catálogo de uma loja;
- Carrossel: Exibe até 10 imagens ou vídeos em um mesmo anúncio, cada um com seu próprio link;
- Apresentação Multimídia: Anúncios que usam som, movimento e texto para contar uma história;
- Experiência Instantânea: Anteriormente chamada de Canvas, fornece uma experiência otimizada para mobile e em tela cheia;
- Geração de Cadastro: Ajudam a coletar dados de pessoas interessadas em seu negócio;
- Ofertas: São descontos que você pode compartilhar com seus clientes no Facebook;
- Envolvimento com a Publicação: Permite impulsionar um post para gerar mais curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações;
- Participações no Evento: Ajudam a promover eventos e atrair participantes;
- Curtidas na Página: Levam usuários a curtirem sua página.
Segmentações:
- Faixa Etária;
- Classe Social;
- Gênero;
- Localização: Por país, estado, município, cidade, distrito e código postal;
- Idioma;
- Interesses: Se você administra uma página focada em moda, pense em outros interesses que seu público também tem e selecione palavras-chave e páginas relacionadas, como, por exemplo, beleza, maquiagem, acessórios, etc…
Lookalike Audiences:
O Lookalike Audiences do Facebook Ads também é bastante conhecido por “Público Semelhante”. Trata-se de uma função que se localiza dentro da seção Custom Audiences na ferramenta de anúncios da plataforma.
O objetivo dessa função é muito clara, melhorar o direcionamento das suas campanhas de marketing.
É como se fosse uma espécie de configuração de segmentação do Facebook Ads, onde você tem a possibilidade de localizar usuários que tenham características e interesses parecidos aos integrantes do seu público alvo que já estão conectados com você.
O Facebook Ads por meio do Lookalike avaliará a audiência que você já conquistou, seja porque já curtiu sua página, já comprou de você, e buscará pessoas que seguem um perfil parecido, baseado em interesses, que serão avaliadas através de páginas curtidas, produtos consumidos, sites que já acessaram, interação com outras marcas dentro do Facebook, entre outros meios.