Tudo Sobre Google Ads! O Que é? Como Funciona?
O Google Ads (AdWords) é uma ferramenta de publicidade on-line que exibe anúncios em forma de links patrocinados assim que uma pessoa realiza uma busca, baseando os resultados em palavras-chave usadas no momento da pesquisa.
No momento exato em que a busca é realizada, a pessoa vai receber um anúncio de um produto ou serviço relacionado ao que ela está pesquisando.
Para chamar a atenção dos consumidores, esses anúncios são posicionados em locais estratégicos da página, como em seu topo ou rodapé de seu site.
Além de marcar presença na área de pesquisa, o Google Ads também pode exibir anúncios em forma de banners e vídeos em diversos sites parceiros do Google.
Introdução ao Ads (AdWords)
Como Fazer Anúncios:
Ao realizar uma pesquisa no Google, ele busca em sua biblioteca de conteúdos relacionados ao termo e os publica na página de resultados, respeitando primeiramente a ordem dos links patrocinados, que ficam posicionados no topo e na lateral direita da página.
Assim, uma campanha de link patrocinado permite que você apareça na frente dos resultados orgânicos.
Pelo acompanhamento dos relatórios de desempenho disponíveis no Google Ads, você obtém dados precisos de toda a sua campanha, como ROI, avaliação do tráfego, avaliação do conhecimento da marca, vendas e conversões, e assim consegue detectar, pelas medições, o que está indo bem ou não na sua campanha de links patrocinados.
Métricas Importantes:
- CPA (Custo por Ação)
Trata-se do valor que você quer pagar por uma conversão. Você informa o CPA na configuração de campanha do Ads.
- CPC (Custo por Clique)
É o valor que você pretende pagar a cada clique no seu anúncio.
Aqui, você pode configurar essa informação manualmente ou, se preferir, deixar que o Google faça essa escolha conforme o orçamento que você determinou para a campanha.
A última opção é a mais comum, uma vez que o anunciante só paga quando houver cliques em seu anúncio.
- CPC Máximo
Trata-se do valor mais alto que você pretende pagar por um clique no seu anúncio.
- CPC Médio
É a média cobrada por um clique no seu anúncio.
Então, se o seu anúncio recebeu dois cliques, um no valor de R$ 0,10 e outro no valor de R$ 0,90, seu CPC médio é de R$ 0,50.
À medida que novos anunciantes concorrem pela mesma palavra-chave, o valor do clique aumenta.
- CTR (Taxa de Cliques)
Número de cliques que seu anúncio recebe dividido pelo número de vezes que ele é exibido.
Ele serve para avaliar a frequência com que as pessoas clicam no seu anúncio depois de visualizá-lo, ajudando a avaliar a eficácia de um anúncio.
Exemplo: se você tiver 5 cliques e 1.000 impressões, sua CTR será 0,5%.
Quanto maior a CTR, melhor o resultado.
Campanha:
Um conjunto de grupos de anúncios (anúncios, palavras-chave e lances) que compartilham um orçamento, uma segmentação por local e outras configurações.
As campanhas são usadas com frequência para organizar categorias de produtos ou serviços que você oferece.
Cada campanha consiste em um ou mais grupos de anúncios. As configurações que podem ser definidas no nível da campanha incluem orçamento, idioma, localização, distribuição para a Rede do Google e muito mais.
É possível criar campanhas de publicidade separadas para exibir anúncios em locais diferentes ou com orçamentos diferentes.
Tipos de campanhas:
Dentro da ferramenta Google AdWords temos basicamente cinco tipos de campanha, onde conseguimos trabalhar com diversas configurações e formatos para exibir os anúncios, sendo elas:
- Rede de Pesquisa
Nesse tipo de campanha falamos apenas de anúncios que são exibidos na pesquisa do Google, e sempre relacionando ao termo de busca que o usuário fez.
Então para esse tipo de campanha, precisamos criar anúncios e palavras-chave, que são os termos que farão com que o anúncio seja exibido quando alguém fizer uma busca por ele no Google.
- Rede de Display
Nessas campanhas configuramos anúncios gráficos que são exibidos em sites terceiros e aplicativos – em forma de banner, então conseguimos mostrar a imagem de algum produto, ou alguma promoção que será feita.
A ideia nesse tipo de campanha é atingir sites e públicos relevantes, de acordo com o objetivo ou tema da campanha; e com os tipos de segmentação, conseguimos listar sites específicos ou sites relacionados à um tema, ou ainda impactar usuários que têm interesse em algum tema.
- Google Shopping
Os anúncios de Shopping também são ativados por buscas, como na Rede de Pesquisa, porém apenas na parte superior da busca do Google, e na pesquisa do Google Shopping, como uma vitrine de produtos, onde temos a imagem do produto, título e preço.
- Vídeo
Os anúncios de campanha de vídeo podem ser exibidos tanto no YouTube, quanto em sites parceiros como os anúncios de Display.
O formato de anúncio mais utilizado nesse tipo de campanha, é o de anúncios In Stream CPV (Custo por Visualização) – os anúncios que todos vemos no YouTube com a opção “Pular”, onde só é cobrada a visualização quando o usuário assistir 30 segundos do vídeo, ou o vídeo completo, caso tenha mais de 30 segundos.
As segmentações para esse tipo de campanha são bem parecidas com as de Display, porém com relação aos vídeos e canais do YouTube, e normalmente performam melhor para divulgação de algum produto ou serviço que será lançado.
- Campanha universal para Apps
Este tipo de campanha tem como objetivo engajamento ou instalação de aplicativos, direcionando o usuário para a página para fazer download do aplicativo, ou sua página no Google Play ou App Store, e já possui um algoritmo inteligente para exibir o anúncio para usuários que têm maior chance de fazer o download ou engajar com o app.
Palavras chave:
Palavras ou frases que descrevem seu produto ou serviço selecionadas para determinar quando e onde seu anúncio pode ser exibido. As palavras-chave que você escolhe são usadas para exibir seus anúncios para as pessoas.
Selecione palavras-chave relevantes e de alta qualidade para sua campanha de publicidade com o objetivo de alcançar apenas as pessoas mais interessadas e com maior probabilidade de se tornarem clientes.
Quando alguém faz uma pesquisa no Google, seu anúncio pode ser qualificado para exibição com base na semelhança de suas palavras-chave com os termos de pesquisa usados pela pessoa, bem como nos tipos de correspondência da palavra-chave.
As palavras-chave também são usadas para realizar a correspondência entre seu anúncio e os sites da Rede do Google relacionados às suas palavras-chave e aos seus anúncios.
Uma lista eficaz de palavras-chave pode ajudar a melhorar o desempenho dos anúncios e evitar preços altos. Palavras-chave insatisfatórias acabam gerando preços altos e levando a uma posição inferior do anúncio.
Você pode adicionar tipos de correspondência a suas palavras-chave para controlar a quais pesquisas o anúncio pode ser correspondido.
Palavras Negativas:
Um tipo de palavra-chave que impede que seu anúncio seja acionado por uma determinada palavra ou frase é conhecido como correspondência negativa. Seus anúncios não são exibidos para as pessoas que pesquisam a frase em questão.
Por exemplo, ao adicionar “gratuito” como uma palavra-chave negativa à sua campanha ou ao seu grupo de anúncios, você informa o Google Ads que o anúncio não deve ser exibido para pesquisas que contenham o termo “gratuito“.
Na Rede de Display, seu anúncio tem menos probabilidade de ser exibido quando suas palavras-chave negativas correspondem ao conteúdo do site.
Anúncio Texto:
Um anúncio de texto é uma forma de comunicação de marketing que os anunciantes podem usar para promover seus produtos ou serviços na Rede do Google.
Esses anúncios podem ser exibidos nas páginas de resultado do Google e em toda a Rede do Google, que inclui a Rede de Pesquisa, parceiros de pesquisa e a Rede de Display.
Os anúncios de texto podem ter uma aparência diferente na Rede de Display ou em dispositivos móveis.
Lembre-se de que anúncios de texto geralmente aparecem com uma linguagem que os rotula como publicidade para que os usuários entendam que os links são promoções pagas.
Público Alvo
Nas campanhas da Rede de Display, os públicos-alvo são grupos de pessoas com intenções, informações demográficas e interesses específicos, de acordo com estimativas do Google.
O Google Ads mostrará anúncios para pessoas que provavelmente estão nas categorias selecionadas.
Os dados utilizados para gerar os públicos-alvo (por exemplo, o histórico de visitas à página e pesquisas anteriores no Google) podem ajudar a melhorar a definição de lances e a segmentação das suas campanhas de público-alvo.
Exibe as faixas etárias de clientes responsáveis por conversões rastreadas por atividades do Floodlight em campanhas do Google Ads.
Tipo de Campanha e Tipo de Público-Alvo:
Rede de Display
- Afinidade, afinidade personalizada: algo que elas gostam e os interesses e hábitos delas
- Intenção personalizada, no mercado: o que elas pesquisam ou planejam ativamente
- Remarketing: como os usuários interagiram com sua empresa
- Públicos-alvo semelhantes: novos usuários com interesses semelhantes àqueles dos visitantes do seu site ou aplicativo
Pesquisa
- Afinidade: o que as pessoas adoram e os hábitos e interesses delas
- No mercado: o que elas pesquisam ou planejam ativamente
- Remarketing: como os usuários interagiram com sua empresa
- Segmentação por lista de clientes: o que você sabe sobre as atividades dos seus clientes
- Públicos-alvo semelhantes: novos usuários com interesses semelhantes àqueles dos visitantes do seu site
Vídeo
- Afinidade, afinidade personalizada: algo que elas gostam e os interesses e hábitos delas
- Intenção personalizada, eventos importantes, no mercado: o que elas pesquisam ou planejam ativamente
- Remarketing: como os usuários interagiram com sua empresa
- Segmentação por lista de clientes: o que você sabe sobre as atividades dos seus clientes
- Públicos-alvo semelhantes: novos usuários com interesses semelhantes aos dos visitantes do seu site
Hotel
- Remarketing: como os usuários interagiram com sua empresa (visitantes do site, Públicos-alvo semelhantes, combinação personalizada e listas de clientes)
Faixas Etárias:
As métricas de faixas etárias são categorizadas de acordo com as seguintes faixas etárias:
- 18 a 24
- 25 a 34
- 35 a 44
- 45 a 54
- 55 a 64
- 65 ou mais
As faixas etárias de até 17 anos são categorizadas como “Desconhecido“.
Configurar Pixel:
O Pixel do Google Ads atua em duas modalidades: Remarketing e Conversão.
- Remarketing
Essa é a forma de se conectar com pessoas que previamente interagiram com o seu site. O Remarketing permite que você estrategicamente posicione seus anúncios frente a essas audiências enquanto navegam no Google ou em sites parceiros, aumentando o alcance do seu negócio e lembrando-as de efetuar a compra.
Configurando o Remarketing
- Acesse a página do Google Ads: https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/home
- Clique no ícone de ferramentas
- Em Biblioteca Compartilhada, clique na opção de Gerenciador de públicos-alvo
- No campo lateral esquerdo, clique em Origens de público-alvo
Você verá exemplos indicativos para criar listas de remarketing
- Dentro da opção TAG, selecione CONFIGURAR TAG
É aqui que a atuação da ferramenta é personalizada! Você pode determinar que se direcione a uma audiência padrão, sendo as pessoas rastreadas pelo código de remarketing, ou que se estenda a parâmetros específicos de atividade do usuário, como pessoas que já visitaram a página.
- Clique em Salvar e Continuar
- Uma tela de instalação vai aparecer para efetivar essas configurações, e a tag global do site e o snippet de evento estarão prontos para atuar.
- Conversão
Essa é uma ferramenta que permite mensurar o retorno efetivo dos clientes, através do rastreamento de ações estabelecidas como relevantes por você, dando a elas o nome de Conversões.
Configurando a Conversão
Essa é uma ferramenta que permite mensurar o retorno efetivo dos clientes, através do rastreamento de ações estabelecidas como relevantes por você, dando a elas o nome de Conversões.
Passo-a-passo:
- Siga os mesmos passos do procedimento anterior, acessando a página do Google Ads e clicando no ícone de ferramentas
- Clique em Conversões
- Em seguida, clique no ícone com o símbolo +
- Vão aparecer várias modalidades, clique em Website
- Nomeie a campanha e configure-a de acordo com o seu negócio e objetivos
Nas personalizações de categoria e valor, selecione Compra/ Venda e Selecionar valores diferentes para cada conversão.
- Agora será gerado o script de conversão, e assim como nas configurações de remarketing, é preciso extrair alguns dados para que sejam inseridos no site. Sendo eles o ID de conversão (o mesmo do sript de remarketing, demarcado em laranja a seguir), e o label de conversão.
Agora basta extrair o label de conversão.