Member Get Member: 10 dicas de como
usar essa estratégia em seu negócio
O Member Get Member é uma estratégia muito eficaz para as empresas que
desejam conseguir novos clientes, ou seja, praticamente todas! Dessa forma,
implantá-lo em seu negócio pode ser muito vantajoso, seja lá qual for o seu nicho de
atuação.
Pensando nisso, hoje trouxemos muitas informações sobre o assunto, além de uma
lista com 8 dicas de como usar o MGM em sua empresa.
Portanto, continue a leitura e veja como aumentar sua clientela de forma simples e
barata.
Member Get Member: o que é?
O Member Get Member é uma estratégia muito utilizada em negócios de todos os tipos, desde empresas de grande porte até pequenos empreendimentos. A ideia é simples: incentivar os clientes satisfeitos a indicarem o seu negócio para outras pessoas. Dessa forma, é possível conquistar novos clientes e aumentar as vendas.
Além disso, os clientes antigos também passam a se relacionar melhor com a empresa, uma vez que trabalhar como “embaixador” dela, faz com que seu vínculo se aprofunde.
Outra vantagem do Member Get Member é que ele é uma estratégia fácil de ser implementada. Afinal, as pessoas costumam ter um amplo círculo de convivência, não só presencial, como nas redes sociais, grupos do WhatsApp, servidores Discord, etc.
Assim, é fácil incentivar seus clientes a divulgarem seus serviços através desses canais, que costumam ter um grande alcance.
8 dicas de como usar o Member Get Member em seu negócio
As vantagens em se usar o MGM na empresa são muitas. Porém, é preciso que tudo seja feito da maneira correta para que essas vantagens sejam mesmo expressivas e façam a diferença a longo prazo em seu negócio. Veja a seguir, como fazer isso na prática.
1. Conheça o seu público-alvo
Antes de começar a utilizar o Member Get Member, é importante conhecer o seu público-alvo. Assim, identifique as principais características dos seus clientes e procure entender o que eles valorizam em sua empresa.
Dessa forma, será mais fácil criar um programa de indicação que faça sentido para eles. Para conseguir isso, você pode realizar pesquisas de mercado, oferecer formulários para seus clientes em potencial preencherem, enfim.
Com isso, você passa a conhecê-los melhor e, assim, compreender como atraí-los.
2. Ofereça uma boa recompensa para quem indica
Para incentivar os clientes a indicarem o seu negócio, é importante oferecer um benefício. Pode ser um desconto, um brinde ou até mesmo um acesso exclusivo a eventos, produtos ou serviços.
Assim, o importante é que a recompensa seja atrativa o suficiente para motivar as pessoas a indicarem sua empresa.
3. Crie um programa de indicação de Member Get Member
Para que o Member get Member funcione de forma eficiente, é importante criar um programa de indicação. Desse modo, defina as regras, o benefício oferecido, a forma de indicar e outras informações importantes.
Afinal, com um programa bem estruturado, será mais fácil gerenciar as indicações e controlar os benefícios oferecidos. Também é importante dar instruções claras de como fazer as indicações, como receber a recompensa, etc. Dessa maneira, os clientes ficam mais propensos a indicarem, quando sabem exatamente o que precisam fazer.
4. Divulgue o programa de indicação
1. Conheça o seu público-alvo
Não adianta criar um excelente programa de indicação se as pessoas não
souberem que ele existe. Por isso, é importante divulgar sua campanha de Member Get Member em todos os canais de comunicação da empresa.
Use as redes sociais, o site, mensageiros como o WhatsApp, os pontos de venda e outros meios para informar os clientes sobre o programa e incentivá-los a participar. Afinal de contas, quanto mais gente souber da sua campanha, mais chances você tem de conseguir adeptos engajados.
5. Personalize as indicações
Uma forma de deixar o programa de indicação mais eficiente é personalizando as indicações. Então, em vez de pedir que os clientes simplesmente indiquem a empresa, pergunte a eles quais amigos ou familiares estariam interessados em seu produto ou serviço.
Dessa forma, será mais fácil converter as indicações em vendas.
6. Monitore as indicações do Member Get Member
Para saber se o programa de indicação está funcionando de forma eficiente, é importante monitorar as indicações. Sendo assim, registre todas as indicações recebidas e o resultado de cada uma delas.
Com isso, será possível identificar os pontos fortes e fracos do programa e fazer ajustes no processo. E isso servirá para que você tome decisões mais assertivas em campanhas de Member Get Member no futuro.
7. Agradeça as indicações
Não se esqueça de agradecer as pessoas que indicaram sua empresa. Assim, envie um e-mail, faça uma ligação ou envie uma mensagem nas redes sociais para mostrar sua gratidão. Isso faz com que seus clientes se sintam valorizados e motivados a indicar sua empresa para outras pessoas no futuro.
8. Ofereça um ótimo atendimento
1. Conheça o seu público-alvo
Um dos principais motivos pelos quais as pessoas indicam uma empresa é o bom atendimento. Por isso, é importante oferecer um serviço de qualidade, com funcionários bem treinados e dispostos a ajudar os clientes em todas as etapas do processo de compra.
Isso porque ninguém indica algo de que não gosta para alguém de quem gosta, não é mesmo? Então, quanto melhor for o seu serviço, maiores as chances de alguém indicá-lo.
9. Esteja sempre disponível
Para que as pessoas se sintam à vontade para indicar sua empresa, é importante estar sempre disponível. Então, responda rapidamente às dúvidas dos clientes, esteja presente nas redes sociais e crie um canal de comunicação direto com as pessoas que indicaram sua empresa.
Uma dica é utilizar sistemas de automação, como chatbots com IA. Isso porque essas tecnologias são capazes de manter diálogos e permitem que você esteja 24hs disponível para seus clientes, mesmo que esteja offline.
10. Avalie os resultados das campanhas de Member Get Member
Por fim, avalie os resultados do programa de indicação. Analise as vendas geradas pelas indicações, o custo-benefício do programa e outros indicadores importantes. Dessa forma, com base nessas informações, faça ajustes no programa e implemente novas estratégias para melhorar ainda mais os resultados.
Agora que você já conhece essas 10 dicas de como usar o Member Get Memberem favor do seu negócio, coloque-as em prática e multiplique suas vendas!