Tudo que um Web Designer precisa saber para ser Profissional
O Web Design é uma área de estudos que se caracteriza pelo desenvolvimento de websites, sendo o profissional que trabalha nessa área chamado de web designer.
Nesse artigo nós vamos te apresentar o papel do web designer, quais os programas são utilizados por ele, a situação do mercado de trabalho, a média salarial da área e mais algumas dicas de como iniciar nessa carreira.
O que faz o Web Designer?
De maneira bem simples e direta, o profissional da área de Web Design trabalha criando sites, blogs e aplicativo web. É ele o responsável pela criação visual e otimização dos sites para os mais diferentes tipos de dispositivos existente na atualidade.
Por esse motivo, o Web Design é considerado uma parte do Design Gráfico, contudo a área é muito mais abrangente. Isso porque, é de responsabilidade do web designer não só a criação de imagens e banners para o site, mas também a interface e os scripts, por exemplo.
Assim o profissional desenvolve templates, layout, ícones, estrutura textos e imagens da forma mais harmoniosa e funcional possível, seguindo sempre as orientações fornecidas pelo cliente, ou seja, esse profissional pega tudo o que o cliente falou e traduz aquilo no momento da criação de um site.
Perfil do profissional Web Designer
Assim como o designer gráfico, o web designer também precisa ter um perfil profissional bem definido com a área de atuação. Por exemplo, ele deve ser criativo e ter noção de senso estético, pois no mundo digital o site de uma empresa precisa realmente ser algo atrativo, porém sem deixar bom gosto de lado.
O web designer também deve gostar de tecnologia e ser versátil para conseguir atender os mais diferentes tipos de clientes, tendo o conhecimento do que os internautas estão mais utilizando.
Além de tudo isso, o profissional ainda deve ser observador e atencioso para conseguir cumprir todas as solicitações do empregador que – acredite – são várias.
Muitas dessas habilidades e características podem ser adquiridas, já que o curso de Web Design serve exatamente para treinar esses atributos e garantir um olhar mais sensível para o profissional. Obviamente, o profissional deve dominar diversos programas e vamos falar sobre os principais deles a seguir.
Quais os programas são utilizados pelo web designer?
Todo bom profissional precisa de ferramentas que lhe auxiliam na execução das suas obrigações e quem trabalha na área de Web Design não seria diferente.
O profissional precisa dominar algumas ferramentas, sendo as principais delas:
- Photoshop;
- Fireworks;
- Corel Draw;
- Illustrator;
- Gimp;
- Adobe Dreamweaver.
Mas, e o mercado de trabalho?
Ninguém deseja se aventurar em uma área que não é possível conseguir emprego, não é mesmo? A boa notícia é que se você tem interesse no ramo de Web Design fique sabendo que a área está constante expansão no Brasil.
A razão é bem simples, diversas marcas já se deram conta da importância de serem encontradas na web no mundo de hoje. Assim, ser um profissional de Web Design em mundo altamente ligado na internet é algo realmente promissor.
Existem diversas oportunidades para o profissional de Web Design, sendo a primeiras delas as agências de criação de sites. Porém, existem aqueles casos em que as próprias empresas necessitam do profissional para a criação do seu site ou blog – sem que haja necessidade do intermédio das agências.
Assim, o profissional pode trabalhar diretamente para essas empresas, na grande maioria das vezes, de médio ou grande porte. Por último, o profissional pode escolher atuar como freelancer, se lançando como um profissional autônomo no mercado.
Todavia, o profissional freelance precisa muito mais do que só o conhecimento técnico, é necessário saber atrair, conquistar e vender os seus serviços.
Qual salário do Web Designer?
A média salarial do profissional da área de Web Design é de R$ 1.741,00. Claro que existem regiões em que esse valor pode sofrer alterações para mais ou para menos.
Lembrando que o estado onde há o melhor salário para web designer é no Rio de Janeiro, onde esse valor chegar a R$ 2.000,00.
Existem casos de profissionais que ganham até mais do que isso, porém eles estão em cargos altos e possuem conhecimentos vastos. Vale ressaltar que esse salário citado aqui é válido apenas para os funcionários de empresas ou agências.
Quem trabalha com freelance no nicho de Web Design tem valores variados e cobram o que acham justo por seus serviços, por isso não é possível tabelar ou mensurar essas quantias.
4 dicas de como iniciar na carreira de web designer
Sabendo todas essas informações, veja essas dicas de como iniciar na carreira de web designer.
1 – Estude
Para ser um bom profissional da área de Web Design você precisa estudar e aprofundar os seus conhecimentos. Procure na internet blogs, vídeos no youtube ou livros, tudo que realmente acrescente no seu conhecimento será bem-vindo.
Não se esqueça também de apostar em cursos presenciais, já que muitas pessoas aprendem melhor dessa maneira. Vale um adento de que não é necessário ter um técnico ou curso superior na área para atuar como designer gráfico.
No entanto, ter um curso faz toda a diferença, principalmente se você deseja se empregar em uma agência.
2 – Pratique
Para iniciar a sua carreira não vai bastar apenas estudar, é necessário praticar. A teoria só é válida quando aplicada a prática e isso vale para o contrário também.
Por isso, fortalecer em ambos os lados, tanto teórico quanto prático é muito importante.
3 – Crie um portfólio
A área de criação – principalmente – requer que você tenha um bom portfólio.
Para iniciar a carreira como web designer você vai precisar apresentar os projetos já realizados para os seus potenciais clientes. Lembrando que a atualização do portfólio é algo contínuo, pois ele deve ser incrementado sempre, tornando-se a porta de entrada para outros trabalhos.
Se você começou agora e não tem peças para adicionar, faça criações avulsas ou para você mesmo e adicione a esse portfólio.
4 – Divulgue seu trabalho
É preciso divulgar o seu trabalho para que os possíveis cliente cheguem até você. Faça isso online e offline.