Tudo que você precisa saber sobre Automação de Marketing
A tecnologia mudou o mundo e isso não é novidade para ninguém. Os consumidores acompanharam essas mudanças e aumentaram as expectativas em relação às empresas. Hoje os clientes buscam experiências personalizadas, mensagens direcionadas e facilidade para encontrar os produtos ou serviços que desejam.
Aquelas mensagens padronizadas, enviadas em massa para todos os clientes, não são mais aceitáveis. Mas é impensável criar um e-mail específico para cada assinante, então a solução está na automação de marketing, uma tecnologia que tem ajudado no planejamento e na execução do marketing digital.
O que é Automação de Marketing?
O conceito é muito amplo, mas para simplificar podemos considerar que automação de marketing é o uso de ferramentas digitais (softwares) que tornam os processos de marketing digital automáticos, com o envio de conteúdos segmentados, análise de resultados e gerenciamento da relação com os clientes. Ela permite que os envios sejam escaláveis, aumentando os resultados da empresa.
Benefícios da Automação de Marketing
Grandes empresas, que possuem um grande volume de clientes e negócios, alcançam a otimização dos recursos através da automação e isso facilita a gestão, sem dúvida. Torna o negócio escalável, ou seja, permite que a empresa lide com grandes volumes de dados da melhor maneira possível.
Mas pequenas empresas costumam ter mais receio quanto a investir nessas ferramentas já que com volume baixo de informações de clientes, ainda é possível administrar manualmente as informações.
Sim, é verdade, mas justamente nas pequenas empresas o tempo é ainda mais importante e qualquer ferramenta que otimize os recursos e permita focar os esforços da equipe em outras ações relevantes para a empresa, melhor, certo?
Veja abaixo os principais benefícios que a automação de marketing proporciona às empresas:
- Maior geração de leads
É cada vez mais importante conhecer o perfil de compra de seus clientes para identificar quais ações são indicadas para gerar a conversão. Quando sua empresa tem a jornada do cliente mapeada fica mais fácil criar processos que ajudam a captar mais leads e transformá-los em clientes. As ferramentas de automação de marketing otimizam esse processo e podem gerar o dobro de contatos.
- Melhor geração de oportunidades de venda
Uma pessoa pode não se interessar agora pelo seu produto por qualquer motivo, mas daqui a algum tempo isso pode mudar. E para que ela se lembre da sua empresa quando esse momento chegar é preciso estar presente na vida dela, construindo um relacionamento saudável e oferecendo conteúdo útil e educativo, preparando para o momento da conversão.
A automação de marketing torna esse processo muito mais simples, acompanhando de forma personalizada e aumentando as oportunidades de negócio da equipe de venda. Sem esse acompanhamento o processo poderia ser mais lento e pouco eficiente.
- Redução do tempo de duração do ciclo de vendas
As ferramentas de automação permitem gerar conteúdos específicos para cada etapa da jornada do cliente e assim o lead resolve suas dúvidas antes mesmo de conversar com a equipe de vendas. Com as dúvidas sanadas os clientes argumentam menos e o processo de compra se torna bem mais rápido e eficiente.
- Diminuição do Custo de Aquisição do Cliente (CAC)
Em processos manuais o custo de aquisição de clientes é muito alto, pois sua equipe de vendas terá que tratar cada informação de maneira individualizada, tomando muito tempo e impedindo a realização de campanhas em grande escala, que impactem muitos clientes ao mesmo tempo.
Com as ferramentas de automação de marketing essas tarefas mais operacionais podem ser otimizadas e sua equipe terá tempo para focar os esforços na buscar de mais clientes e em lidar com aqueles que demonstrarem interesse prontamente. Isso faz o investimento de campanha ser mais eficiente já que mais clientes são alcançados com o mesmo investimento.
Como utilizar a Automação de Marketing?
Muitas pessoas acreditam que automação de marketing se resume ao e-mail marketing, o que não é verdade. A automação engloba diversos recursos de marketing que podem ser personalizados e proporcionar uma melhor experiência ao cliente, melhorando o relacionamento com a empresa.
- Mídias Sociais
Nas mídias sociais a produção e divulgação de conteúdo relevante são essenciais para alcançar bons resultados e atrair mais clientes. Mas isso exige tempo, principalmente levando em consideração que, dependendo do perfil do público-alvo da empresa, será necessário estar presente e ativo em mais de uma plataforma.
As ferramentas de automação e marketing ajudam a agendar postagens, monitorar engajamento e cliques, e acompanhar as interações dos usuários em diferentes plataformas.
- E-mail Marketing
O e-mail é um excelente canal de divulgação de conteúdo e relacionamento com os clientes. Com o uso de ferramentas de automação de marketing é possível disparar conteúdo seguindo uma segmentação configurada previamente e personalizando itens como a linha de assunto, nome do contato ou empresa, etc.
- Geração de Leads
Qualquer estratégia de marketing precisa gerar leads e trabalhar para que eles se tornem clientes efetivando uma compra. Para isso alguns recursos da automação de marketing são importantes como a criação de calls-to-action, formulários de captação de dados, landing pages e páginas de agradecimento, fluxos de nutrição de leads, etc.
- Gerenciamento de leads
Administrar uma lista de 10 ou 20 contatos é fácil, mas quando a empresa faz um bom trabalho de marketing passa a gerar muitos leads e precisa lidar com 1000 ou 10.000 contatos de cada vez e isso pode ser bastante difícil. As ferramentas de automação ajudam a segmentar a base de leads, criar um sistema de pontuação que oriente a equipe de venda sobre a fase que cada lead está na jornada do cliente (dessa forma a equipe pode fazer abordagens mais eficientes), entre outras formas de direcionar os leads para a efetivação da compra.
- Integração com CRM
Essa é uma característica fundamental da ferramenta de automação de marketing é a integração com um sistema de gestão de relacionamento com os clientes (CRM). Essa é a melhor forma de transferir as informações dos leads qualificados para a equipe de vendas.
- Análise e acompanhamento de resultados
A mensuração de resultados é essencial para qualquer ferramenta de automação de marketing. Somente dessa forma é possível verificar se a estratégia está funcionando adequadamente e o que pode ser melhorado.
A automação de marketing permite que sua empresa interprete e atue de forma personalizada em grande escala, mas para garantir a eficiência das ferramentas é essencial que você conheça o perfil dos clientes.
Escolha uma ferramenta que ofereça maior custo benefício para a empresa. Com o tempo você conquistará mais experiência e conseguirá aprimorar os resultados, colhendo os benefícios da automação de marketing na sua empresa.