Email Marketing! O Que é? Para Que Serve?
Email Marketing é toda comunicação via email que acontece entre uma empresa e seus contatos ou clientes.
Uma campanha de Email Marketing pode ser desenvolvida em Texto ou HTML e conter produtos, promoções, conteúdos etc.
Em geral, as mensagens são enviadas com uma ferramenta de disparo de emails.
Esse contato por meio do disparo de emails pode feito a partir de uma segmentação dos contatos em conjunto com o uso de ferramentas de automação, capazes de escalar o processo de personalização das mensagens.
Para isso é importante ter uma lista de emails e, para isso, existem muitas maneiras de você conseguir endereços de email válidos. Exemplos:
- Formulários de contato no site;
- Campos de inscrição em newsletter;
- Landing pages;
- Campanhas que incentivam o cadastro.
Contratar
É importante Investir em uma Plataforma Conhecida, confiável e de qualidade de envio de e-mail marketing, além de garantir uma melhor taxa de entrega dos e-mails, também reduz a possibilidade de problemas com a plataforma.
As regras de recebimento de email dos servidores de email mudam com certa frequência, os filtros de SPAM estão cada vez mais poderosos e isso significa que se contratar um software que não esteja atento a esses pontos sua taxa de entrega poderá ser ruim.
Além de serem empresas especialistas no assunto que podem garantir uma ótima taxa de entrega, você pode usufruir de recursos como relatórios detalhados, pode trabalhar a segmentação dos contatos, entre outros diversos outros. Nós indicamos essas ferramentas:
- Active Campaign (Software em Português)
- MailChimp (Software em Inglês)
- LAHAR (Software em Português)
- E-goi (Software em Português)
- Aweber (Software em Inglês)
Todos possuem planos gratuitos ou trial que migram para planos pagos conforme sua necessidade de utilização aumenta.
E alguns deles, até outras funcionalidades, como automação de marketing e até auxílio no gerenciamento de vendas.
Tipos de E-mails
- Newsletter
Newsletter é um tipo de email informativo com recorrência de disparos. A mensagem não é focada em uma oferta específica e, ao contrário de emails promocionais, ela pode abordar diferentes assuntos.
- Boas-Vindas
E-mail de boas-vindas é o tipo de e-mail marketing que uma pessoa recebe quando fornece os seus dados e se torna um lead.
- Promocional
É um meio de promover uma oferta, independentemente de um desconto.
- Sazonal
É um tipo de email marketing enviado em datas especiais para fazer com que suas leads e os clientes se sintam lembrados.
Sincronizar Com Site
- Criar formulários na ferramenta de email;
- Copiar do código gerado e inserir na página onde vai ficar o form;
- Testar o funcionamento do disparos;
- Configurar os emails de boas vindas e a sequência de emails se tiver.
Formulários
Os Formulários são utilizados em especial para a captação de emails válidos e de manter atualizado a lista com novos contatos.
Além disso, permitem que você capture informações de contatos e também podem inserir tags nas pessoas com base em seus interesses, e a partir daí começar uma série de boas vindas, enviar notificações, divulgar produtos e até realizar vendas.
Criar Campanhas
1) Analise porque você vai enviar este e-mail marketing e qual será o objetivo dele. Em seguida determine: título; tipo de e-mail marketing (promocionais, relacional ou transacional) e CTAs (Chamadas Para Ação).
2) Conheça seu Público: Além de conhecer a fundo sobre o que você vai falar em seu e-mail, outra etapa importante de como criar campanhas de e-mail marketing é entender para quem você vai enviar esse material.
Criar suas personas e segmentar seu público também vai ajudar você e sua equipe a enviar o material correto, para o lead certo e no momento ideal.
Você pode começar a construir a ideia de quem é sua persona por meio de ferramentas como Google Analytics.
3) Faça a captura dos leads:
As landing pages e os formulários presentes nelas são suas principais ferramentas de captação de leads, entretanto, você também poderá usar:
pop-up de boas vindas com campo para preenchimento de e-mail em troca de uma vantagem, como desconto em produtos;
pop-ups de intenção de saída.
4) Atenção ao assunto do seu e-mail:
Muitos especialistas entendem que essa etapa é a principal de todo o processo de como criar campanhas de e-mail marketing. Se o assunto não for interessante, seu e-mail não será sequer aberto.
5) Insira bons CTAs:
CTAs, ou call to action, são as chamadas para ação do lead que você distribui ao longo do texto do e-mail marketing.
Em geral os CTAs são botões que levam o usuário a clicar para que possam ser direcionados para uma página externa, geralmente um post blog, página no site e etc.
Na prática o clique no CTA é a confirmação de que sua campanha foi bem executada, afinal, o usuário depois de ler o assunto do seu e-mail, ter contato com o texto, entender sua proposta de valor, decidiu clicar no botão que leva a outra página.
6) Atenção ao Conteúdo:
Finalmente chegou a hora de escrever seu e-mail. A dica mais relevante de como fazer campanha de e-mail marketing nesta etapa é manter o texto curto e objetivo.
Não confunda isso com um texto frio e sem empatia. Para aumentar as taxas de conversão mostre que você entende a necessidade do lead e que por isso está enviando aquele material. Elementos importantes:
- Introdução breve com o nome do contato;
- Conteúdo relevante;
- Oferta atrativa (não precisa ser diretamente sobre o seu serviço ou produto, pode ser sobre um conteúdo no blog da sua empresa, uma pesquisa um ebook ou webinar, por exemplo);
- Imagem;
- GIF;
- Infográfico (seja criterioso);
- E não esqueça do CTA.
7) Nunca Faça um Disparo em Massa:
A segmentação de clientes deve estar em tudo: desde o planejamento, como vimos nos tópicos iniciais deste artigo, até na hora de enviar o e-mail.
Enviar e-mails em massa reduz a taxa de abertura e de cliques, além disso pode gerar uma inativação de contatos em massa e uma péssima imagem de seu cliente sobre sua empresa.
8) Acompanhe as M tricas e Resultados:
As metas fazem parte de qualquer tipo de estratégia de marketing e não seria diferente com o e-mail marketing.
Criar Automações
Automação de marketing é qualquer interação que ocorra entre a empresa e o Lead/cliente de forma automatizada, com objetivo de se relacionar com esse Lead ou cliente de acordo com as ações dele no seu site, redes sociais ou Email Marketing.
A Automação de Email Marketing consiste no envio de emails automáticos para o Lead, dependendo de determinada ação que ele realizou.
Esses emails podem ser de diversos tipos, mas aqui vamos focar nos emails de nutrição de Leads, uma série de emails com conteúdos relacionados ao tema pelo qual o usuário demonstrou interesse.
À medida que os emails vão sendo disparados e o Lead vai consumindo os conteúdos, novos emails são enviados, conduzindo o usuário pela jornada de compra até levá-lo ao Fundo do Funil.
Se ele chegar nessa etapa, é sinal de que provavelmente está maduro para comprar e, se for qualificado, é o momento ideal para o vendedor abordá-lo.
Esses emails ajudarão a informar o Lead e a conscientizá-lo da importância da sua solução, aumentando as chances dele comprar com você.
Lead Score
O Lead Scoring é um método de priorização de leads, quase como um ranking. Através dele, você qualifica, do melhor ao pior, aquele que você deseja que seja seu cliente.
Os benefícios de um Lead Scoring são:
- Leads com mais qualidade, passando por mais filtros e em menos tempo;
- Qualificações mais assertivas, trabalhando com dados específicos;
- Possibilidade de tratar tipos de leads com comunicações diferentes, mais personalizadas;
- Prospecção quase individualizada, trazendo leads mais propensos a comprar o seu produto.