Tudo que você precisa saber para se tornar um Copywriter Profissional
Talvez você nunca deva ter ouvido falar sobre copywriter, muito menos o que esse profissional faz.
Nesse artigo você vai encontrar todas essas informações e muito mais, que farão você desejar se tornar um copywriter profissional hoje mesmo.
O que é um copywriter?
Copywriter consiste em diversas técnicas utilizadas para desenvolver um artigo ou texto bastante persuasivo. Nessa técnica são utilizadas as palavras corretas, que visam atingir um público alvo para a tomada de uma decisão, por exemplo, a compra de um produto.
O melhor de tudo é que todos os métodos do copywriter podem ser usados em diversos tipos de textos, sejam eles para as redes sociais ou cartas de vendas. Aprendendo a utilizar de maneira correta essa técnica, é possível guiar o leitor para se engajar em um blog, por exemplo.
Assim, o copywriter é um profissional que cria textos e conteúdos – escreve – para os mais diversos segmentos.
Essa é uma profissão que gera retornos financeiros ótimos, pois você pode escrever textos altamente persuasivos para empresas ou até para você mesmo. Com o mundo altamente digital e ligado na internet, onde as pessoas fazem pesquisa sobre os produtos, ter um texto persuasivo que garanta a compra é algo realmente positivo.
Por isso, torna-se um copywriter profissional é algo realmente promissor e em ascensão. No entanto, é preciso saber tudo para se tornar um copywriter profissional e você encontra todas essas informações aqui.
Conheça o avatar
Um copywriter profissional conhece bem o seu avatar e cria um conteúdo certeiro que atinja o mesmo.
Mas, o que seria um avatar?
O avatar é o público alvo daquele texto, ou seja, a pessoa a quem você deseja direcionar aquela informação, serviço ou produto. Porém, essa pessoa não é genérica, ela tem idade, sexo, profissão, desejos, medos, dores e necessidades.
O avatar é importante por diversos motivos, dentre as razões estão na linguagem do texto. Se o seu avatar tem 22 anos, não faz sentido escrever um texto totalmente formal, por exemplo. Esse é o primeiro passo que um copy deve tomar para se tornar profissional: conhecer o avatar.
Acompanhe a concorrência
Veja quais técnicas de copywriter que os seus concorrentes estão utilizando e obtendo sucesso. Observe a forma com que eles escrevem, como estimulam o leitor a tomar a decisão. Isso tudo faz com que você aprenda a ser um copywriter profissional mais rapidamente.
Lembrando que a dica é acompanhar e não copiar a concorrência, até porque o Google não tolera textos plagiados.
Tenha um objetivo
É necessário ter um objetivo para aquele texto que será criado por você, isso facilita no desenrolar do conteúdo, por exemplo: o artigo tem a finalidade de gerar leads ou de finalizar uma venda? Ao responder essas perguntas ou elaborar outras que visam ter um objetivo, fica mais fácil. Essas são definições de objetivos irão lhe auxiliar na produção de um copywriter profissional.
Seja claro
Não importa o seu avatar ou o objetivo que você quer atingir ao escrever aquele conteúdo, é preciso ser claro. Não use termos difíceis demais, torne a leitura fluida e simples, evitando confusões de entendimento, que podem dificultar no objetivo.
É importante que o leitor chegue até o final do conteúdo para a tomada de ação, por isso, facilite a leitura para ele, assim os riscos de ele abandonar o texto até o final serão amenizados. Utilize títulos, subtítulos, escreva parágrafos curtos, ou seja, torne a leitura fluida.
Seja empático
Sabendo as dores e necessidades do seu avatar é possível ser empático com ele. Um copywriter profissional cria um conteúdo que explora tudo isso, mostrando que entende o público e que tem a melhor solução para aquele problema. Escreva um texto com uma linguagem um para um, utilizando o termo “você” e crie essa ligação de empatia.
Conte histórias
Contar histórias é uma técnica copywriter, também conhecida como storytellingg. Utilize uma história de sucesso no seu conteúdo, isso faz com que haja uma identificação por parte do seu avatar, o que acaba ajudando na tomada de decisão. Dessa maneira, o seu possível cliente verá que os desafios que ele está passando já foram ultrapassados por outras pessoas, através do que está sendo oferecido no texto.
Faça a sua oferta
Depois de seguir todas as informações passadas e ter mostrado os benefícios do produto – através de uma história de sucesso – é hora de fazer a oferta.
Se você deseja vender um produto mostre para ele como adquirir, se quer que ele assine a newsletter mostre onde fazer isso, ou seja, lance a sua oferta.
Por fim, para se tornar um copywriter profissional com bons retornos financeiros, você precisa praticar, pois só assim é possível aplicar as técnicas corretas.
Com essas informações simples você já consegue – e muito – fazer com que seu público alvo se sinta atingido, aumentando as vendas ou o trafego do seu blog, dependendo do seu objetivo.
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